BUSCA NO BLOG

terça-feira, 29 de abril de 2014

Como ficar satisfeita com o HSBC?

Imagem: Wendy Hollands via Flickr
Meses atrás contei que, após atualizar o sistema operacional do meu iPhone, o Token (sistema de segurança adotado pelo HSBC) deixou de funcionar. Eu não conseguia mais fazer operações bancárias usando o Global View, o que é imprescindível no meu caso por morar fora do Brasil. Agora, vivo situação semelhante.

Percebi nesta quinta-feira que o aplicativo Meu HSBC Celular havia parado de funcionar porque foi criada nova versão. No mesmo dia, fiz a atualização pela loja da Apple. Para usar o aplicativo, foi solicitado código de ativação. Então, fiz contato com o setor do Token no Brasil. Recebi resposta no dia seguinte.

Ainda na sexta, respondi ao banco confirmando que havia ativado o sistema, mas precisava da orientação seguinte para criar minha senha. Recebi resposta na segunda. Estava satisfeita com as respostas em 24 horas. Eu havia informado ao HSBC que precisava transferir recursos até hoje, pois tenho que pagar aluguel.

Ontem, recebi senha temporária pra criar a senha pessoal. Mas os dados não conferiam. Informei o problema no mesmo dia. Esperava resposta em 24 horas. Mas não. Nenhuma resposta hoje. E eu não tenho dinheiro para pagar o aluguel.


Todos os meus recursos estão no Brasil. Mas não posso utilizá-los porque o HSBC não mantém agilidade no atendimento a clientes no exterior. Deveríamos ter prioridade: não há como ir a uma agência e resolver a questão, como eu faria no Brasil. Agências do exterior não interferem nas questões locais. Não tenho como transferir recursos via Global View sem que o Token funcione e o banco é lento para prestar auxílio.

Não há contato telefônico direto com o suporte do Token. A comunicação ocorre apenas por email. Eu poderia fazer transferências pelo setor de câmbio em vez de usar o aplicativo online. Mas a cotação do dólar é mais alta para operações que não sejam online e, portanto, eu perderia dinheiro, pois o banco não vai me ressarcir.

Em situações anteriores, formulei minha reclamação contra o HSBC no Banco Central. E, ao acessar o site, descobri que o HSBC tem alternado entre as posições de primeiro e segundo colocado entre as instituições bancárias com o maior número de reclamações mês a mês. Por que será?

Se eu não conseguir aliviar a multa e juros por atraso no aluguel, o HSBC vai me ressarcir?

Leia posts anteriores sobre o assunto:


Nenhum comentário:

Postar um comentário