quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Número de identificação do passaporte

StockPhoto
Preenchendo o formulário para requerer visto para os Estados Unidos, me deparei com um pedido estranho a meus ouvidos.
Além do número do passaporte, o consulado pedia o número de controle de inventário. Hã?
Ao lado do campo que solicitava esse dado, havia um texto informando que esse número poderia ou não constar no passaporte, pois depende de cada país. Em caso de não localizá-lo, a orientação era buscar a ajuda do órgão emissor do documento.
Foi o que eu fiz. Liguei para o telefone da Polícia Federal. Era atendimento eletrônico, mas como não selecionei nenhuma opção, já que todas eram inadequadas, ouvi que deveria aguardar para ser atendida. Ninguém me atendeu. A gravação fica se repetindo.
Então, desisti do número fixo e liguei para o 0800, onde falei com um ser vivo e não uma gravação. O atendente foi gentil, mas não soube me responder se esse número existia no passaporte brasileiro. Sugeriu que eu tentasse de novo o telefone fixo ou o site.
Como já havia tentado o fixo e nada, busquei o Fale Conosco do site. Expliquei que estou providenciando o visto americano e, no formulário online do consulado, pede-se um tal de 'passport book number', conhecido como 'número de controle de inventário'.
A resposta foi rápida, mas pouco esclarecedora. Informaram que minha mensagem havia sido dirigida ao setor responsável pelo programa que gera o formulário de solicitação de passaporte e que respondem dúvidas quanto a seu preenchimento. Outros questionamentos só poderiam ser esclarecidos pela própria PF.
Como a mensagem tinha opção para avaliar o atendimento ou fazer novo questionamento, eu o fiz, informando que não haviam solucionado minha dúvida, que era simples para eles.
Então, recebi a seguinte resposta: "Para orientações sobre visto, favor entrar em contato com o Consulado do respectivo país".
Já sem paciência, escrevi novamente para eles reclamando. Registrei que eu não estava pedindo informações sobre visto e que eles saberiam isso com clareza se tivessem lido com atenção meu e-mail.
Foi então que recebi a terceira resposta informando que o passaporte brasileiro não tem o número de identificação e que, ao preencher o formulário do consulado americano, bastaria repetir o número do passaporte no campo seguinte.
Portanto, eles tinham a resposta. Mas por que foram necessárias três trocas de e-mails para que respondessem? Se tivessem me respondido corretamente na primeira mensagem, nos minutos seguintes já poderiam estar atendendo outro usuário, confuso e precisando de ajuda como eu.
Ah! E fica aqui a minha dica para quem for solicitar visto americano. Ao lado do campo 'passport book number', existe uma opção Does not apply (Não se aplica). Eu sugiro que marquem essa opção em vez de repetir o número do passaporte.

Nota: nesse meio tempo, eu havia escrito para o blog De Mochilão perguntando se alguém sabia sobre esse tal número. Eles me responderam duas horas depois. Foram mais eficientes.
Eu é que fui lerda de não checar no mesmo dia se haviam postado algo. Não teria perdido tanto tempo. Parabéns, André, pelo blog.

12 comentários:

  1. Glauce, vc me ajudou muito!! Fiz o mesmo caminho que o seu, mas não cheguei até o Mochilão mas sim a vc!! Obrigada mesmo pela dica do Passport Book Number e o Mochilão.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que minha via sacra ajudou alguém além de mim! Boa sorte e boa viagem! =)

    ResponderExcluir
  3. Glauce, também fiquei com essa dúvida e digitei no google...o seu blog foi o primeiro a aparecer e me ajudou muuuito! obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Caroline. Foi exatamente pra reclamar da falta de informacoes e pra ajudar outras pessoas tirando o visto que resolvi contar essa historia aqui no blog. Boa sorte com seu visto e boa viagem! :-))

      Excluir
  4. Obrigada pela dica do passaport book number!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois da dificuldade que eu tive para conseguir entender o que era isso, eu precisava compartilhar a informação, Aline. Um abraço :-)

      Excluir
  5. Respostas
    1. De nada, Carlo. A ideia eh evitar q outras pessoas fiquem perdidas como eu fiquei :-)

      Excluir
  6. Hahah vários comentários agradecendo pela sua ajuda. Realmente, seu site é o primeiro do Google ao buscar essa dúvida. Vim para Aumentar esse número. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo!!! Qdo precisei descobrir o que era esse número, tive tanta dificuldade que resolvi escrever um post sobre o assunto para ajudar outras pessoas que tivessem a mesma dificuldade que eu :-)

      Excluir
  7. Realmente continuamos a ver a falta total de qualidade nos serviços...
    Programo computadores desde os 19 anos... estou com 50.. então a 31 anos...
    Fico estarrecido como continuamos tendo péssimo atendimento de operadoras de telefonia, serviços públicos em geral.. Particularmente teriamos que abolir essas URA.. Unidades de Resposta Audível.. pois só nos deixam irados com a espera do tecla 1 tecle 2 tecle 9.. pqp.. não dá pra aguentar mesmo. Parabéns pelo compartilhamento de informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bicca.

      Obrigada por seu comentário.

      Como voce pode ver, este post é antigo. Espero que a PF já tenha divulgado amplamente essa orientação para evitar que outras pessoas tenham tanta dificuldade com coisas tão simples!

      Feliz em ter ajudado.

      Excluir